Convidados


Maria Fátima Sousa: 
Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba, com pós doutorado pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciências Sociais pela UFPB, especialista em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem pela UFPB. Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, de onde foi diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (2014-2018). Implantou e foi a primeira coordenadora do Mestrado Profissionalizante do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), da UnB, e lá implantou a Unidade de Estudos e Pesquisas em Saúde da Família (UEPSF). Ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Foi gerente nacional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e assessora no Programa Saúde da Família (PSF), junto ao Ministério da Saúde (1994-2001). Atuou como consultora nas Secretarias Municipais de Saúde e do Verde e Meio Ambiente, ambas em São Paulo. Tem experiência no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em políticas públicas de saúde, modelos de atenção à saúde e gestão de sistemas locais de saúde.

Ana Maria Costa:
Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Ciências da Saúde pela UnB em 2004. Já ocupou diversos cargos na gestão do Sistema Único de Saúde no Ministério da Saúde e secretaria estadual. Docente do Programa de Pós-Graduação na Escola Superior de Ciências da Saúde do DF na área de Saúde Coletiva, com ênfase aos estudos em Políticas e Gestão de Saúde, Gênero e Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Saúde da Mulher e Atenção Primária. Integra Grupo de Pesquisa Analise Política em Saúde no Brasil (2013-2017), coordenando o eixo Iniciativas do Poder Legislativo em Saúde. A produção científica está direcionada aos temas: Políticas e Gestão de Saúde, Gestão Participativa, Gênero e Saúde, Avaliação de Políticas, Saúde da Mulher. Compõe o Grupo Temático Gênero e Saúde da ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). Diretora do CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde). Editora Associada da Revista Saúde em Debate do CEBES.


Érika Rodrigues de Almeida:
Nutricionista (UFPB, 2007), Especialista em Saúde da Família e Comunidade, na modalidade Residência Multiprofissional (UFPB, 2011), Mestre em Ciências da Nutrição (UFPB, 2009) e Doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA, 2016) . Possui experiência na área de saúde coletiva, atenção básica, avaliação de programas e políticas públicas na área de saúde. É servidora pública federal do Ministério da Saúde, lotada na Coordenação-geral de Gestão da Atenção Básica do Departamento de Atenção Básica.


Janaína de Oliveira:
Possui graduação em medicina pela Universidade de Brasília (2013). Residência médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (2016). Mestranda em Epidemiologia pela Universidade de Brasília. Médica da Família e Comunidade da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). 



Silvia Badim Marques:
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos (1999), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Direito e Saúde Coletiva, com ênfase em Direito Sanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à saúde, judicialização das políticas de saúde, Advocacia em Saúde e Movimentos Sociais, Direito à Saúde de Grupos Vulneráveis, Saúde e Gênero e Direito das Mulheres. Atualmente é Coordenadora dos Direitos das Mulheres da Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília.


Pollyana Tereza Ramos Pazolini:
Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Novo Milênio (2009). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de Vila Velha, lotada no CAPSad. É conselheira presidente do Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região na gestão "Tempos de Resistir" 2017/2020.




Dayane Leite Serpa:
Farmacêutica Clínica e Industrial pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Especialista em Vigilância Sanitária pela PUC-GO, 2014. Especialista em Farmacologia Clínica (Faculdades Oswaldo Cruz, 2019) e concluiu Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela SES/DF em 2018. Trabalhou na Subsecretaria de Vigilância à Saúde -SES/DF como chefe substituta da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias (2018) e como coordenadora da Comissão de Padronização de Insumos da SVS-SES/DF (2018-2019). Atualmente trabalha com a pasta de mobilização para o enfrentamento das arboviroses no Distrito Federal, na Subsecretaria de Vigilância à Saúde SES DF. 

Livia Vasco Mota:
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Gestão do Sistema Único de Assistência Social - serviços da proteção social básica; Experiência com a regulação, monitoramento e avaliação dos serviços socioeducativos e de convivência do DF na atenção a infância e juventude; Experiência na implantação de projetos, programas e serviços, de execução direta e indireta, em especial, do Projovem Adolescente. 


Daniela Mendes dos Santos Magalhães:
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2004); Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS/SES/DF (2006), Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP (2011) e Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP (2017). Atualmente trabalha no Núcleo de Estudos e Prevenção de Violências da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Tem Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto, Mulher e Criança, atuando nos seguintes temas: Processo de Cuidar em Saúde, Assistência à Saúde nos Ciclos de Vida, Vigilância em Saúde, Saúde Pública e Epidemiologia. 



Caroline Rochelle:
Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduanda em Teoria Psicanalítica pelo UniCEUB. Atua como Psicóloga Clínica na Lumini Psicologia e Psicóloga Escolar voluntária em escolas públicas de Samambaia pelo Coletivo Motirõ.




Rosângela de Jesus Lima:

Técnica de Enfermagem na SES, com 10 anos no Instituto de Saúde Mental (Granja do Riacho Fundo) e desde 2004 na Unidade Básica de Saúde 01 Gama /Equipe 11 Estratégia Saúde da Família. Terapeuta Comunitária, desde 2012 na primeira turma de TCI promovida pela SES, realizada pelo MISMEC (Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária). Atuação em rodas de TCI na UBS, em espaços religiosos, na Secretaria de educação e Secretaria de Justiça (UAMA - Unidade de Atendimento em Meio Aberto - Gama ). Psicóloga Clínica, graduada pelo UniCeub desde 2015.

Nayara da Silva Lisboa:
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2009) e mestrado em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais - Secretaria de Saúde do Distrito Federal, professora adjunta da Faculdade Anhanguera de Brasília e enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Distrito Federal. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Pronto Socorro, Cuidados Críticos e Educação.

Derotóvio Otílio Júnior:
Formação: Bacharel em Direito (FIPLAC 2008), especialista  em Psicologia Junguiana (FACIS 2017), atua como  Agente Social na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, com capacitações em Intervenção em crise - emergência psiquiátrica (SAMU 2016), Sensibilização para atendimento às vítimas de violência (FEPECS 2006), Abordagem multidisciplinar do paciente crítico na emergência (HOSPITAL ALEMÃO OSWALD CRUZ 2015), abordagem em Saúde Mental (ISM/SES/DF 2014). Experiência  em Psicoterapia  Analítica e com Terapia Comunitária Integrativa.

Carlos Henrique Goretti Zanetti:
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), especialização em Saúde Pública (1988), mestrado (1993) e doutorado (2005), todos pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Sua tese recebeu menção honrosa na categoria doutorado do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2006, do Ministério da Saúde. Atualmente é professor da Universidade de Brasília, no Departamento de Odontologia e já foi colaborador do Instituto de Ciência Política/UnB. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública/UnB, na Rede Observatório de Recursos Humanos. Desde 2007, tornou-se assessor da Comissão Nacional de Ética em Pesquisas (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde colaborando na concepção e desenvolvimento da Plataforma Brasil de Pesquisas com Seres Humanos. Em 2006 foi condecorado com a Medalha JK, a maior distinção honorífica concedida pelo Conselho Superior da UFJF. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Ciência Política, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva e Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, política de saúde, avaliação dos serviços de saúde, serviços de saúde bucal-economia e dotação de recursos para cuidados à saúde.

Gabriel Franke Viégas:

Atualmente é Farmacêutico Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da ESCS-DF. Graduou-se em Ciências Farmacêuticas na UnB em 2015. Durante o período na Faculdade construiu nacionalmente o Movimento Estudantil da Farmácia (MEF), atuando na Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEFAR). Desde a graduação até o presente momento, compõem a Frente Nacional Contra a Privatização de Saúde. Na residência atua no Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), pelo qual ocupa a Representação do Segmento de Residentes na Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde (CNRMS).


Antonio Rêgo da Silva Júnior:
Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrando em Saúde Coletiva pela mesma universidade. Trabalha no Instituto Mãos Amigas, uma associação cujo objetivo é o acompanhamento de pessoas em sofrimento mental e seus familiares através de atividades grupais, de convivência e atendimentos individuais visando o cuidado integral.




William Rodrigues da Silva:
Graduado em História / Licenciatura, pelo Instituto de Ensino Superior de Samambaia - IESA (2014). Pós-Graduado em Docência em Ensino Superior pelo Instituto Impar de Educação. Experiência na área de História, Religião e Fotografia Profissional.






Fernando Erick Damasceno Moreira:
Gerente, da Gerência da Estratégia Saúde da Família, da Diretoria da Estratégia Saúde da Família, da Coordenação de Atenção Primaria à Saúde, da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.









Rafael Cardinali Rodrigues: 
Possui graduação em Farmácia Clínica e Industrial pela Universidade de Brasília (2005) e especialização em Farmacologia Clínica pelo Centro Universitário Unieuro. Foi responsável técnico na Drogaria Genéria do Povo em 2006 e 2007. Atuou na Farmácia Central do GDF no setor de medicamentos, na chefia do Núcleo de Controle de Estoque, como gerente da Gerencia de Programação e no setor de insumos laboratoriais entre 2007 e 2014. Atualmente está na Clínica da Família (atenção primária) do Recanto das Emas - DF atuando na gestão da farmácia, prestando assistência no NASF da unidade, atuando como preceptor de estágio da Universidade Católica de Brasilia e de Residência da Escola de Ensino Superior em Ciências da Saúde do DF. Atualmente, é Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal.


Gleiton Lima Araújo:
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (1997). Especialista em Prótese dentária pela UnB (2003). Especialista em Implantodontia pela ABODF (2006). Especialista em Gestão Pública pela UPIS (2010). MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde pela FGV Brasíia (2017). Atualmente é preceptor da Escola Superior de Ciências da Saúde, tutor da Escola Superior de Ciências da Saúde e cirurgião-dentista - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário